- 1 colher (chá) de fermento para pão
- 1 pitada de açúcar
- 250 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de azeite
- 175 ml de água morna
- 1 colher (café) de sal
- farinha para polvilhar
- azeite para untar
- 300 g de tomate cereja
- 2 dentes de alho amassados (eu utilizei alho frito)
- 1 boa pitada de pimenta-do-reino moída na hora
- 3 colheres (sopa) de azeite
- 200 g de mussarela ralada grosseiramente
- 100 g de rúcula
- flor de sal (utilizei a flor de sal que ganhei da própria Elvira)
Acrescentar a farinha restante aos poucos, amassando até obter uma massa húmida e maleável. Se isso for necessário, juntar mais um pouco de água ou de farinha. Formar uma bola e cobrir a tigela com um pano. Deixar levedar por 1 hora num local aquecido e ao abrigo de correntes de ar.
Colocar os tomates-cereja numa tigela grande e esmagá-los com os dedos. Juntar o alho esmagado, a malagueta em pó e metade do azeite. Deixar tomar gosto por pelo menos 30 minutos.
Pré-aquecer o forno a 230ºC. Polvilhar uma forma para pizas com farinha e reservar.
Amassar a massa até ficar bem elástica na bancada polvilhada de farinha. Estender a massa com um rolo, formando um disco com a borda ligeiramente mais espessa. Forrar a forma com a massa.
Espalhar o preparado de tomates pela massa com o auxílio de uma colher. Distribuir o queijo mozzarella ralado e pincelar as bordas da massa com azeite. Levar ao forno por 20-25 minutos, a 230ºC.
Retirar a pizza do forno e desenformá-la delicadamente. Polvilhar com um pouco de flor de sal e de pimenta. Espalhar a rúcula pela piza e servir de imediato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário