15 maio 2010

Torta de limão

 http://dicasereceitas.com/wp-content/uploads/2009/08/tortadelimocommerengue1.jpg

Ingredientes
Massa básica doce para torta
210 g de farinha de trigo
85 g de açúcar de confeiteiro
1 colher (café) de essência de baunilha
125 g de manteiga à temperatura ambiente
1 colher (café) de sal
1 ovo

Recheio de limão
Suco de 3 limões
200 ml de suco de laranja
3 gemas
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de maisena
1 colher (sobremesa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de raspas de limão

Para o suspiro
3 claras
1 colher (chá) de raspas de limão
9 colheres (sopa) de açúcar

Modo de fazer
Massa – passo 1
Numa superfície plana, coloque a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Corte a manteiga em pedaços e coloque sobre a farinha com o açúcar. Misture, amassando com os dedos. Junte o ovo e a essência de baunilha. Amasse até ficar uma massa homogênea. Forme uma bola, embrulhe em papel-filme e deixe na geladeira por duas horas.

Massa - passo 2
Numa fôrma redonda com 20 centímetros de diâmetro, abra a massa com as mãos, cobrindo uniformemente a fôrma (inclusive as bordas). Com um garfo, fure a massa. Leve à geladeira por 15 minutos. Em forno médio/alto (180 °C) preaquecido, asse-a por 20 minutos. Deixe esfriar por completo

Recheio - passo 1
Numa vasilha, misture os ingredientes, menos a manteiga e as raspas de limão. Bata com o fouet até incorporar todos os ingredientes. Coloque em uma panela, leve ao fogo baixo e cozinhe até obter um creme homogêneo. Para finalizar, adicione a manteiga e as raspas de limão. Deixe esfriar completamente.

Recheio - passo 2
Bata as claras em neve. Adicione o açúcar (uma colher de cada vez) e bata até obter picos firmes.Junte as raspas de limão. Retire a torta da geladeira, cubra com o creme de limão e, por cima, com o suspiro. Leve ao forno alto (200º C) até dourar. Deixe esfriar. Atenção: não leve a torta à geladeira antes de servir. 

Nenhum comentário: