05 junho 2010

Doce mamão verde

Doce de mamão verde:
400 g de mamão verde
200 g de açúcar cristalizado
2 xícaras de água
3 cravos
1 pedaço de canela em pau
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

Preparo:
Risque o mamão com a ponta de uma faca. Deixe escorrer o "leite" por 2 horas. Lave bem, descasque, corte ao meio e retire as sementes.
Com um cortador apropriado, tipo mandoline ou similar, corte fatias bem finas. Deixe de molho em bastante água por 24 horas, trocando a água algumas vezes (troquei 4). Escorra e reserve.
Numa panela, ponha bastante água e leve ao fogo até ferver. Acrescente o bicarbonato e as fatias de mamão. Cozinhe por 1 minuto, não mais, apenas para amolecer o suficiente para permitir que sejam enroladas. Escorra, enrole e reserve.
Nota: Deixei aproximadamente 3 minutos e acabou passando do ponto, já que eram bem finas. Consequentemente, não pude aproveitar tudo como rolinhos.
Leve ao fogo o açúcar, a água e as especiarias. Deixe ferver até dissolver o açúcar. Acrescente os rolinhos e deixe cozinhar por 3 ou 4 minutos, até ficar transparente. Se não conseguir cortar tão fininho, haverá necessidade de mais tempo. No meu caso, o cortador tirou fatias finíssimas e 3 minutos foram suficientes.
Obs.: O bicarbonato serve para deixar o mamão verdinho. Conforme pesquisei, deixam-se as fatias de molho por 24 horas para tirar o amargor. 

Nenhum comentário: