16 agosto 2009

Batata rösti, ou suiça

Batata rösti, ou suiça

Eu adoro batata de qualquer jeito, em qualquer preparação. Essa batata rösti, que fica crocante do lado de fora e cremosa por dentro, eu acho uma delícia e muito fácil de fazer. Tanto pode fazê-la pura ou com recheios. Esta eu fiz com recheio. O famoso misto; queijo/muçarela/tomate.
Peguei 4 batatas grandes, descasquei e coloquei-as numa panela, cobrindo-as com água.
Assim que abriu fervura, marquei 7 minutos e desliguei o fogo.
Retirei-as com uma escumadeira, esperei esfriar, embrulhei-as em papel aluminio e levei-as para a geladeira por algumas horas até certificar-me que elas estavam bem frias. Então passei-as por ralo grosso. Fritei umas tirinhas de bacon e tirei o excesso com papel toalha. Juntei tambem uma vasilha com agua salgada, presunto, muçarela, fiz uma saladinha com rodelas finas de tomate, orégano, sal, fio de azeite. Untei uma frigideira de 16 cm com manteiga, e fui molhando as mãos na água salgada que além de facilitar o manuseio da batata, salga ao mesmo tempo. Fui colocando batata o suficiente para cobrir o fundo da frigideira. Deixei as bordas livres. Então fiz a 1ª camada de muçarela, presunto, tomate, pedacinhos de bacon e toques de requeijão. Cobrí com presunto
E sobre o presunto, mais muçarela.
E a última camada de batata, sempre molhando as mãos na água salgada e prensando a batata.
Peguei outra frigideira também untada, tampei e levei ao fogo médio. Dourando um pouco de um lado, virando e dourando do outro.Essa minha frigideira é dupla já com encaixe, elaborada pra se fazer omeletes, mas já fiz com duas frigideiras e deu super certo.
Nesse meio tempo, abrí e coloquei um fiozinho de azeite, para além de ajudar a dourar dar um saborzinho a mais.Aí foi só dourar bem e serví com uma saladinha verde.

http://caipirinha-cafe.blogspot.com

4 comentários:

Cláudia Costa disse...

Olá!
Sempre quis aprender a fazer rosti mas sempre quebrava a cara fazendo, rs... Agora com esse passo-a-passo maravilhoso, sei que vou fazer ficar deliciosa como a sua deve ter ficado. Parabéns! E obrigada por compartilhar!

elisfonseca disse...

Nossa! Tão explicadinho...adorei, foi a melhor receita que achei, Obrigada.

Sandra Krah disse...

adoro coisas faceis e gostosas, adorei a receita. Já estou te seguindo

Obs.. só nao gosto de ter que colocar estas letras pra postar o comentario... é tão chato... se a gente erra tem que ficar tentando...

christina fatima disse...

Ola tudo bem, eu achei vc no face e te curti la e estou te seguindo aqui para nao perder nadinha, adorei seu cantinho muito especial e cheio de coisas muito legais parabéns, venha conheçer o meu tambem sera muito bem vinda.
http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
grata christina