27 junho 2010

Catupiry Caseiro



do Chef Álvaro Rodrigues:
(rende certinho 400 g - ou um recipiente de 500 ml de capacidade):
  • catupiry de corte (aquele tipo Requeijão mineiro de pedaço) = 60 g creme de arroz (são certinhos 3 colheradas mãezona gordas)
  • catupipry bisnaga (aquele mole de pizza) = 40 g de creme de arroz (são certinhos 2 colheradas de sopa normais)
  • 250 ml de leite integral
  • 6 g de sal ( 1 colher de chá cheia)
  • 50 g de manteiga sem sal (de verdade que dará o sabor ao nosso catupiry)
  • 50 g queijo parmesão ralado
  • 50 g de mussarela ralada ou picadinha
  • 100 g de creme de leite tipo UHT (que dá certinho 3 colheradas de sopa gordas ou 1/2 caixinha de 200 g)
Maizena (amido de milho) x Creme de Arroz x Fécula de Batata:
  • A 1.as levas foram preparadas aqui em casa com Creme de Arroz, a caixinha acabou.
  • Então eu passei a usar Fécula de Batata, o resultado ficou tão bom quanto.
  • O Creme de Arroz fica junto com a Maizena na prateleira do supermercado, também é uma caixinha azul pequenina do supermercado com nome de Arrozina.
  • Pode fazer com Maizena, pode.
  • Para congelados o perfeito é Fecula de Batata ou Creme de Arroz.
 MODO DE FAZER:

Faça um bechamel grosso na caçarola (fecula de batata, leite, sal, manteiga, parmesão e mussarela).Engrossou ficando bem consistente, transpira para o copo do liquidificador. Bata com creme de leite UHT por 5 minutos. Irá emulsionar dentro copo. Coloque em pote de plástico com tampa ou coloque direto dentro de um saco resistente.Eu gosto de usar aquele saquinho de celofane de embalar pão-de-mel e doces, tem dele de todo tamanho em casas boleiras. Ele é resistente, melhor que saco de freezer simples de supermercado, quando a gente aperta ele como uma bisnaga, ele não estoura.Faça um nó bem rente ao conteudo. A sua bisnaga de Catupiry Caseiro improvisada e eficiente está pronta.
Quando gelar estará pronto para ser utilizado como quiser. Dura 7 dias dentro da geladeira. Eu na gaveta superior de refrigeração forte da minha geladeira nova da Brastemp.

Este Catupiry é aquele perfeito para ser utilizado em congelamentos, porque ele é preparado com creme de arroz e não amido de milho.

É uma versão melhorada da antiga receita que eu já tinha, o Catupiry da minha sogra Dona Lavinia. Eu já fiz com Creme de Arroz até a caixinha acabar. Hoje eu só faço com Fécula de Batata. Eu uso ele em todas as receitas que faço aqui em casa e que vendo sob encomenda.

Receita copiada do blog  http://deliciasbypriscila.blogspot.com/

Nenhum comentário: