17 junho 2012

Empadão de massa podre da Adelaide

Recheio
2 peitos de frango
1 cubo de caldo de galinha
4 colh (sopa) de óleo)
1 cebola ralada
2 dentes de alho grandes amassados
4 tomates grandes maduros, sem pele e sem sementes, picados (eu tinha só 1, então usei um pouco de massa de tomate)
pimenta do reino
1 lata de ervilhas
1 vidro de palmito real ou jussara com a água (muito importante ser um desses palmitos), cortados em rodelas
azeitonas verdes picadas, a gosto (coloquei inteiras porque marido não gosta e fica mais fácil para ele tirar)
sal
cebolinha e salsinha picadas
1 colh (sopa) de farinha de trigo
leite para dissolver a farinha de trigo
2 colh (sopa) de requeijão cremoso (opcional)

Lave bem os peitos de frango e coloque em panela de pressão, cubra com água e junte o caldo de galinha cortadinho. Quando começar a apitar, conte 20min e desligue o fogo.
Tire a carne dos ossos e reserve. Não precisa desfiar, só divida em pedaços grandes. Refogue a cebola e o alho no óleo, coloque o frango, pouco sal, a pimenta do reino, o tomate e refogue rapidamente. Coe o caldo em que o frango foi cozido e coloque 6 conchas desse caldo no peito de frango. Deixe evaporar até quase secar. Coloque as azeitonas. Adicione a água do palmito e deixe cozinhar ate evaporar quase toda essa água (não deixe secar muito). Coloque a farinha dissolvida no leite e cozinhe bem em fogo baixo. Acerte o sal. Note que o peito de frango ficou bem desfiado e úmido, se não desfiou bem, desfie apertando com uma colher. Desligue o fogo e adicione o palmito, as ervilhas lavadas, cebolinha, salsinha e o requeijão cremoso. Mexa bem. Esfrie para poder colocar na massa.

Massa podre
600g de farinha peneirada
300g de gordura vegetal temperatura ambiente
1 colh (chá) sal
60ml de água
3 gemas sem a película

Misture as gemas com a água. Numa vasilha coloque a farinha, o sal e a gordura vegetal em pedacinhos. Misture. Coloque as gemas dissolvidas na água e misture bem até ficar homogêneo. Se for necessário, adicione mais um pouquinho (cuidado! uns 10ml) de água. Coloque em saco plástico e deixe por uns 10min na geladeira. Forre com uma camada fina o fundo de uma forma de aro removível (usei de 27cm de diâm.), nas laterais forrei até um pouquinho acima da metade da forma. A tampa não pode ser muito fina. Pincele com gema. Forno pré aquecido 200 graus por +ou- 40min.

Obs.: fui forrando a forma com pedacinhos da massa. Cobri da mesma forma e deixei massa para poder fazer o entrelaçamento em cima.



3 comentários:

Elane Barbosa disse...

Boa noite, amei o seu Cantinho, muito aconchegante e surpreendente! Maravilhoso demais!!! Obrigada tenha uma ótima semana, abraços.

luci disse...

Que delícia de empadão adorei a receita beijos

Renato disse...

Olá Vera Lúcia,

Queremos lhe apresentar Tuasreceitas.com.br, um novo site onde nossos usuários podem procurar entre mais de 340.000 receitas dos sites web e blogs mais populares do Brasil. No site criamos a seção Top blogs de receitas, um ranking de blogs ao que você também pode cadastrar seu blog. Nós indexamos suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando nosso motor de busca. Você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tuasreceitas.com.br é grátis!

Tuasreceitas.com.br tem sites irmãos em Portugal, Argentina, Chile, Espanha, França, EUA e Suécia, entre outros. Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook!

Estamos à sua disposição!
Renato
Tuasreceitas.com.br