17 março 2008

Pudim de pão
para 6 formigonas


1 1/2 pão francês amanhecido

500 ml de leite integral

3 ovos

3/4 xíc de açúcar

essência de baunilha

1/2 xíc de açúcar para a calda

doce de leite para "recargo"(como uma boa filha de argentina)

Numa forma para pudim coloque o açúcar e deixe caramelizar sob fogo baixo.Num liquidificador, coloque os pães com o leite, ovos, açúcar e a baunilha, bata bem.Despeje o líquido na forma caramelizada, e asse em banho maria por 1 hora, eu sempre faço o banho maria na panela(coloco uns 2 dedinhos de água numa caçarola que encaixe certinho a forma, coloco a tampa da panela, mas tem que tomar dois cuidados a água não deverá enconstar no fundo da forma e cuidado pois ela seca e você, assim como eu, poderá esquecer de completar a água, queimando todo o fundo da panela).

Estará cozido quando todas as laterais estiverem firmes e somente o meio estiver um tanto úmido. Espere esfriar e coloque então na geladeira, depois de bem frio, coloque a forma sobre uma boca de fogão com o fogo baixinho, só para derreter o caramelo e soltar o pudim, vire num prato e volte à geladeira até o meomento de servir.

Farte-se com um generoso pedaço e uma colherada de doce de leite, é de comer rezando, levinho, derrete na boca e melhor ainda, o trabalho é quase zero!

Nenhum comentário: