16 março 2008

Pepino em Conserva



500g de minipepinos (próprios para conserva)
1 ou 2 dentes de alho
1 pitada de orégano
1 folha de louro
3 cravos
1 colher (chá) cheia de sal
1 colher (chá) de açúcar
vinagre de maçã, quanto baste

Numa panela grande, ponha água para ferver. Assim que levantar fervura, ponha os pepinos. Quando voltar a ferver, conte 3 minutos se gosta de pepininhos mais crocantes, ou 5 minutos se prefere que fiquem mais macios.

Escorra e ajeite-os num vidro previamente escaldado com água fervente. O vidro tem que ter uma boa vedação. Se a tampa não for muito boa, ponha um filme plástico entre a tampa e o vidro, como se fosse um veda-rosca.

Ponha os temperos e complete com vinagre até um pouco menos da metade do vidro. Complete o restante com água filtrada até cobrir os pepinos. Agite o vidro para que os temperos se misturem bem e guarde em geladeira. Deixe curtir por pelo menos uma semana antes de comer.

Outras opções de tempero são pimenta-do-reino em grãos, sementes de mostarda, alecrim, cebola, e por aí vai.
Se não encontrar o minipepino, pode usar o pepino japonês mesmo (aquele que não se usa tirar a casca). Se escolher essa opção, passe os pepinos na água fervente só por uns segundos. Não é pra deixar cozinhar.
Esse método de escaldar e depois deixar curtir no tempero pode ser usado pra fazer outras conservas. Você pode substituir o pepino por couve-flor, nabo, minicenouras, beterraba, minicebolas etc. Vale observar que cada legume tem uma consistência. Assim, o que muda é o tempo que leva pra escaldar. Para legumes mais macios, passe-os somente pela água fervente por alguns segundos. Para legumes mais duros, deixe aferventar um pouco mais. O importante é não deixar os legumes muito moles.


Pepino Agridoce

Ingredientes
200ml de vinagre de maçã
200 gr de açucar
Quanto baste de sal e pimenta vermelha
Pimenta do reino em grãos
400 gr de pepino japones fatiado bem fino
1 folha de louro

Preparo
Combine o vinagre, o acucar, a folha de louro, o sal e a pimenta, leve a fervura e retire do fogo.
Coloque os pepinos no molho, deixe esfriar e guarde como uma conserva.

Um comentário:

JOCA disse...

Oi Vera,
estava mesmo atrás dessa receita,é bem fácil fazer....brigadão

B JOCA S