13 janeiro 2011

Bolo com flores de bala de goma

INGREDIENTES
Para a massa:
8 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 e ½ xícara (chá) de leite

Recheio de mousse de brigadeiro branco:
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de margarina
200g de creme de leite
300g de cobertura sabor chocolate branco
200ml de base para chantilly

Montagem:
300ml de chantiily batido
Bala de goma redonda de várias cores: amarela, laranja,vermelha e verde
Açúcar refinado
MODO DE FAZER
Massa:
Em uma batedeira, bata as claras em neve. Adicione as gemas e o açúcar aos poucos e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a farinha alternando com o leite. Junte o fermento e misture bem. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré aquecido à 180°c por 40 minutos aproximadamente. Deixe esfriar.

*** para os bolinhos asse a massa em forminhas de papel acondicionadas em forminhas de metal (empada ou pão de mel) para não abrirem.
*** para a massa de chocolate acrescente 1 xícara (chá) de chocolate em pó 50% de cacau

Recheio:
Em uma panela, coloque o leite condensado e a farinha e misture bem. Acrescente o creme de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Retire do fogo e acrescente a cobertura de chocolate branco. Deixe esfriar. Leve à batedeira com a base para chantilly, batendo até formar a mouse. Reserve.

Corte o bolo em camadas. Unte um aro com óleo e disponha uma fatia do bolo. Passe o chantilly batido nas laterais, apertando bem. Coloque o recheio e alterne camadas de bolo e recheio. Termine com uma camada de bolo. Passe chantilly na superfície, dando o acabamento. Leve à geladeira por 12 horas.
Para as flores, coloque açúcar refinado sobre a bancada e abra a bala de goma, com o auxílio de um rolo, deixando-a fina. Corte ao meio e enrole a pétala para formar o miolo. Aperte a ponta. Coloque mais duas pétalas e aperte a ponta. Corte o excesso. Faça várias cores. Para a folha utilize a bala verde e com a metade de uma bala, aperte uma das pontas para dar o formato. Reserve. Retire o aro do bolo e disponha as flores de forma harmoniosa.

Culinarista: Roberto Kisz

2 comentários:

Magali Réa disse...

Que bom que vc postou não preciso nem procurar. Bj.

Dalva Nascimento disse...

Lindo! e com esse recheio hummm!